QUER APRENDER A CONSTRUIR UM BARCO?


Muita gente tem o sonho de construir o seu próprio barco. Para muitos esse sonho esbarra na falta total de conhecimentos técnicos necessários para tal. Muito bem, que tal então um curso técnico que ensine essa arte a leigos?
O difícil mesmo é achar uma escola que ensine os fundamentos básicos das varias técnicas existentes. Nós selecionamos algumas escolas fora do Brasil, a maioria na Inglaterra e estados unidos, que oferecem programas que ensinam alunos desde o nível mais básico ate a formação integral. Alguns deles fornecem programas de voluntariado nos quais o aluno trabalha em um estaleiro na posição de aprendiz e em troca do seu trabalho ele tem o retorno do conhecimento. Em geral o voluntário trabalha por uma ou duas vezes por semana ajudando a construir um barco desde sua fase de desenho ate o acabamento. Em países onde a mão de obra de estaleiros está entre U$ 35,00 e U$ 100,00 por hora, estes programas são muito bem vindos por alguns donos de estaleiros.
Outros oferecem programas de aprendizes pagos, aonde em um período de alguns meses os mesmo adquirem os conhecimentos e ainda recebem ao final uma graduação profissional e o ingresso a classe profissional de construtor de barcos em áreas especificas como as de laminador ou ou carpinteiro naval. Existem também algumas oportunidades de simpósios de curta duração nos quais o grupo inscrito constrói uma pequena embarcação em conjunto.
A grande maioria promove cursos em madeira ou fibra de vidro e ainda há aqueles que oferecem cursos para desenho e instalação de sistemas (hidráulica, elétrica e propulsão).
Acreditamos que o único pré requisito seja o conhecimento básico do idioma inglês. Visite os sites das escolas e entenda mais como estas funcionam.

Nenhum comentário: